domingo, 25 de maio de 2008

Colónia Balnear da Nazaré

Propriedade da Assembleia Distrital de Santarém

(fotografias de Ermelinda Toscano, tiradas entre 2005 e 2007)

Assembleia Distrital de Beja

Fotografias de Ermelinda Toscano (Beja, 09/05/2008)

Colónia Balnear da Areia Branca




Fica no concelho da Lourinhã (distrito de Lisboa) e é propriedade da Assembleia Distrital de Castelo Branco.


Estas fotografias, da autoria de Ermelinda Toscano, já têm uns bons anos (são de 1998/99). Além disso, não mostram o espaço na sua totalidade, embora dê para verem o enquadramento daquele equipamento.


Segundo informações recentes, parece que vai encerrar este ano. Prevê-se o mesmo destino da Colónia do Louriçal, na Serra da Gardunha (distrito de Castelo Branco), também propriedade desta entidade, que se encontra num estado de lastimável abandono, quase em ruínas.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Devem estar a brincar connosco


Esta foi a resposta do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, ao Grupo Parlamentar "Os Verdes" sobre a questão dos salários em atraso nas Assembleias Distritais de Castelo Branco e Vila Real.

Desconhecem as situações de incumprimento? Devem estar a brincar connosco.

O problema por nós denunciado em Dezembro de 2007 foi, também, comunicado a esta Secretaria de Estado. Além disso, desde há muitos anos, por mais do que uma vez, atravessando os diversos Governos do PSD e do PS após 1991, em audiências oficiais, quer a Assembleia Distrital de Lisboa quer esta Comissão de Trabalhadores, fizeram questão de abordar este assunto do incumprimento por parte dos municípios.

Todavia parece que os nossos alertas cairam sempre em "saco roto".

Nesta carta, o SEAAL exorta o GP "Os Verdes" a "nomear as situações concretas de incumprimento, para que os organismos competentes apurem especificamente as eventuais situações de violação de normas jurídicas". Mais uma vez, devem mesmo de estar a brincar com coisas sérias.

"Nomear situações concretas de incumprimento"? não basta dizer que na Assembleia Distrital de Vila Real, por exemplo, a funcionária tem salários em atraso? Cabe ao GP identificar quem são os municípios que não pagam as suas quotas? Esse não é, antes, um dever da tutela? Ou seja, feita a denúncia, não cabe à IGAL investigar? Para todos os efeitos quem não cumpre, no imediato, é a ADVR... se é por o município A ou B estar em falta, isso é da competência da inspecção e não do GP investigar.

"Eventuais situações de violação de normas jurídicas"? Eventuais? Mas ter salários em atraso não é uma evidente violação de um dos mais elementares direitos dos trabalhadores?

Francamente. É caso para repetir, mais uma vez, a pergunta: mas estão a brincar connosco?

terça-feira, 20 de maio de 2008

Inércia chocante




Em 18 de Janeiro de 2005 denunciámos o caso da Assembleia Distrital de Faro. Uma vergonha! Mas que saibamos, ninguém fez nada.
Este foi, aliás, o nosso comunicado que mais indiferença causou e sobre o qual nunca chegámos a receber nem uma única resposta, excepção feita à posição da Assembleia Distrital de Beja que deliberou concordar com a nossa posição.
Mas em que mundo estamos nós?

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como eles se preocupam

Ainda sobre a questão dos salários em atraso, vejamos qual foi o resultado das nossas diligências: O Presidente da República envia o caso para o Primeiro Ministro.

O Primeiro Ministro remete-o para a Secretaria de Estado.

O Secretário de Estado informa que, segundo esclarecimento do Governador Civil de Castelo Branco, a situação se encontra regularizada na ADCB (conforme ofício que faz questão de nos enviar). Esquece, todavia, de mencionar o caso de Vila Real.

Na sequência da intervenção do GP "Os Verdes", a Presidência do Conselho de Ministro esclarece que o assunto foi encaminhado para o Ministro da Administração Interna e para o Secretário de Estado.

E, com estes "passeios burocráticos" passaram-se vários meses... e se em Castelo Branco o problema ficou resolvido no início do ano, em Vila Real não há forma da situação se regularizar: em Janeiro de 2008 pagaram-se os salários de Outubro a Dezembro de 2007 mas, a partir daí, a funcionária só voltou a receber vencimento em Abril último. Em Maio parece que o receberá a tempo, mas de Junho em diante voltamos ao mesmo pois a tesouraria fica sem liquidez, e como os autarcas não cumprem as suas obrigações...

domingo, 18 de maio de 2008

Que pensa o Governo fazer?



Apesar de três meses depois do n/ contacto, há que dizer que este foi, de facto, o único grupo parlamentar que se preocupou com a questão dos salários em atraso.
E que dizer, então, do papel dos sindicatos que, até à data, se têm mantido num absoluto silêncio?

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Irregularidades nas Assembleias Distritais

Denúncia remetida à IGAL (antes IGAT) e ao Tribunal de Contas, em 08-05-2008, onde são referidos os casos de Castelo Branco, Vila Real e Viseu. A Assembleia Distrital de Faro não foi aqui focada por já ter sido apresentada denúncia (em breve disponibilizaremos o respectivo texto).



terça-feira, 6 de maio de 2008